SISU 2020: Inscrições, Nota de Corte, Resultado

Se você fez o ENEM e quer saber como conseguir uma vaga, precisa ficar atento as todos as informações do SISU 2020. É através desse sistema que as matrículas para concorrer as vagas são realizada, portanto, se você quiser saber mais sobre o SISU 2020, continue lendo o artigo a seguir.

SISU 2020

SISU 2020

SISU 2020

O SISU 2020 é o sistema tecnológico através do qual alunos e universidades estão conectados no momento de buscar e oferecer vagas. É um sistema do Ministério da Educação, nele, as universidades informam a quantidade de vagas que estará disponível, e os alunos podem pesquisar e escolher as que se encaixam.

Falando de forma mais simples, é o instrumento de matrícula do aluno, onde depois de feita a média de todos os alunos, eles saberá se estará dentro do curso escolhido ou não.

✓ Garanta seu lugar no PROUNI 2020

Para conseguir concorrer a uma dessas vagas, o aluno precisa ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. É preciso além disso não ter zerado a prova de redação.

SISU

Inscrições SISU

Para conseguir se inscrever no SISU 2020, como já mencionamos, é preciso ter prestado o último ENEM. Além disso, é preciso saber que algumas instituições tem requisitos próprios, como notas mínimas para poder concorrer a vaga. Caso a nota do aluno não seja suficiente, será emitido um aviso no próprio site informando.

A inscrição é feita utilizando os mesmos dados que foram cadastrados para o ENEM, seja ele o número da inscrição e a senha. Essa inscrição é realizada apenas pela internet e é gratuita.

Porém, é preciso ficar atento aos documentos que serão exigidos no momento da matrícula pela instituição que foi selecionado. No dia estabelecido, o aluno deverá apresentar toda a documentação, caso contrário, poderá perder a matrícula.

✓ Conheça os cursos Senac 2020

Para os alunos que estejam matriculados em algum curso, e tenham realizado o ENEM anteriores, estes ainda assim poderão se inscrever no programa, mas não poderão ocupar duas vagas ao mesmo tempo de uma instituição pública, deverá optar por um dos cursos.

Após a inscrição efetuada, o aluno ainda poderá mudar o opção de curso enquanto as matrículas estiverem disponíveis, ficando a última escolha como a que o aluno concorrerá.


Nota de Corte do SISU 2020

A nota de corte é a menor nota que o candidato para conseguir ingressar no curso, essa média é feita quando os alunos, ao se inscreverem no curso, preenchem as vagas. Essas vagas são destinadas para as maiores notas, e o que obteve a menor nota entre os selecionados, será considerada a nota de corte.

✓ Participe dos programas:

Essa nota de corte pode ser variável de acordo com cada instituição, pois elas podem atribuir notas diferentes que as notas informadas pelo ENEM.

Segundo o próprio site do SISU, a nota de corte pode funcionar assim:

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, para determinada prova do Enem de 2018, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.


Resultado SISU

O resultado pode ser consultados no próprio site do SISU, nas instituições participantes que os alunos fizeram as inscrições, na Central de Atendimento do MEC ou através do telefone 0800-616161.

Com o resultado positivo, o aluno deverá começar a tratar diretamente com a instituição de ensino que foi selecionado, pois é na instituição que os demais passos deverão ser dados.

É preciso se informar corretamente sobre a data de realizar a matrícula e marcar presença no dia marcada para não perder a vaga. É importante questionar sobre a documentação que deverá ser apresentada no momento da matrícula.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.89
Total de Votos: 9

SISU 2020: Inscrições, Nota de Corte, Resultado